Seu condomínio já está preparado para o sinal digital de TV?

15 de março de 2018 - Televisão

Até dezembro de 2018, mais de 1300 cidades do Brasil terão apenas o sinal digital de TV aberta. Saiba o que precisa fazer tornar seu condomínio 100% digital.


ANTENAS COLETIVAS

Qual a melhor antena para receber o sinal digital em prédios e condomínios?

A antena coletiva é a mais indicada, mas é preciso verificar se ela tem capacidade para receber os canais digitais em UHF. Para garantir a intensidade do sinal, cumpre verificar a necessidade de utilizar equipamentos como amplificadores de UHF faixa larga, tomadas e divisores com largura de faixa de até 1GHz.

O que faço se o meu prédio já possuir uma antena coletiva?

É preciso verificar se a antena coletiva é UHF e se ela está preparada para receber e distribuir o sinal digital com a intensidade adequada para todos os andares e apartamentos. Se a antena não estiver preparada, pode ser necessário substituí-la por um modelo adequado. Se a distribuição do sinal não tiver a intensidade adequada, pode ser necessário instalar amplificadores em todos os andares. Para ter certeza do que precisa ser feito, consulte um antenista.

Quem deve pagar a adequação da antena no meu condomínio?

O condomínio é o responsável financeiro por todos os custos referentes à adaptação da antena coletiva para o sinal digital. Geralmente, os valores são rateados entre os condomínios. Mas lembre-se de consultar as normas, a convenção e o regulamento interno para saber como deve ser feito em seu condomínio.

Quem pode realizar a instalação da antena coletiva?

O antenista é um profissional especializado. Um bom profissional fará a avaliação técnica do condomínio e dará toda a orientação necessária, da verificação da capacidade para receber o sinal à instalação correta de todos os equipamentos.


TV POR ASSINATURA

Tenho que fazer alguma mudança se o meu prédio possuir TV por assinatura coletiva?

Para saber se alguma alteração será necessária, o síndico deve contratar um profissional ou uma empresa especializada para avaliar o sistema de antena coletiva do condomínio.

Os moradores que possuem TV por assinatura individual serão impactados?

Os televisores conectados à TV por assinatura não serão impactados. Mas é importante lembrar que os televisores que recebem apenas o sinal de TV aberta da antena coletiva precisam estar preparados. Televisores de tubo e de tela plana fabricados antes de 2010 precisam de um conversor externo para poder exibir a programação recebida pelo sinal digital.

Quem tem a sua própria antena de TV por assinatura na sacada do apartamento será impactado?

Os televisores conectados à TV por assinatura não serão impactados. Mas é importante lembrar que os televisores que recebem apenas o sinal de TV aberta da antena coletiva precisam estar preparados. Televisores de tubo e de tela plana fabricados antes de 2010 precisam de um conversor externo para poder exibir a programação recebida pelo sinal digital.


SOLUÇÕES TÉCNICAS

Todos os moradores recebem o sinal digital com a mesma qualidade?

O sinal digital tem qualidade superior à do sinal analógico. Mas a instalação pode impactar a qualidade do sinal distribuído pelo condomínio. Fique atentos a estas três dicas:
• Sempre desconfie de produtos com preço muito abaixo do normal.
• O cabo mais indicado chama-se RGC-06, que possui a menor perda de sinal por metro.
• Tomadas e divisores usados na distribuição de sinal devem ter largura de faixa de 1 GHz e ser de boa qualidade.

Qual nível de sinal deve chegar até os moradores para que tenham acesso à programação da TV digital?

De acordo com a regulamentação brasileira, um receptor de TV digital deve ter:

• Nível mínimo de entrada menor ou igual a -77 dBm = 32 dBuV = -28 dBmV
• Nível máximo de entrada maior ou igual a -20 dBm = 89 dBuV = 29 dBmV

Para que a antena coletiva entregue o sinal dentro desses níveis, precisa estar apontada para a direção correta. Um antenista poderá indicar com exatidão essa direção para garantir a recepção do sinal digital.

Como posso ajudar um morador que não está conseguindo assistir a todos os canais do sinal digital?

Para garantir que o televisor está sintonizando todos as emissoras, os moradores precisam fazer a busca de canais acessando o menu “opções” da TV. Caso o morador continue tendo problemas, a recomendação é avaliar a distribuição de sinal dentro de casa para verificar se existem falhas em cabos e conexões. Se o problema persistir, o ideal é procurar a assistência técnica dos televisores.


MORADORES

Além da instalação da antena coletiva no condomínio, o que mais precisa ser feito?

Se o sistema de antena coletiva já está adaptado para receber e distribuir o sinal digital de TV, os moradores precisam checar se os televisores estão preparados. As TVs de tela plana fabricadas depois de 2010 já possuem o conversor embutido. Basta conectar ao sistema de antena coletiva e fazer a busca de canais. Já os televisores de tela plana fabricados antes de 2010 e as TVs de tubo precisam do conversor externo, que pode ser adquirido em lojas de equipamentos eletrônicos.

Quais aparelhos são compatíveis com o sinal digital?

As TVs de tela plana fabricadas depois de 2010 já possuem o conversor embutido. Basta conectar ao sistema de antena coletiva e fazer a busca de canais. Já os televisores de tela plana fabricados antes de 2010 e as TVs de tubo precisam do conversor externo, que pode ser adquirido em lojas de equipamentos eletrônicos.

O que fazer se a TV não for compatível com o sinal digital?

Os televisores de tela plana fabricados antes de 2010 e as TVs de tubo precisam do conversor externo, que pode ser adquirido em lojas de equipamentos eletrônicos.

É muito importante que o síndico ou o administrador do condomínio divulgue a informação para que todos os moradores preparem seus televisores antes que o sinal analógico seja desligado em sua cidade. Confira o cronograma de desligamento do sinal analógico de TV aqui. Depois dessa data, apenas os aparelhos preparados para o sinal digital continuarão recebendo programação.

FONTE: http://www.sejadigital.com.br/condominios

Autor