Você sabe o que significa a criptografia de ponta a ponta?

18 de julho de 2016 - Internet

Desde março deste ano, as mensagens enviadas por WhatsApp são criptografadas de ponta a ponta. Agora, o Facebook recentemente anunciou que fará testes para que os usuários possam ter a opção de enviar mensagens de criptografia ponta a ponta. Mas você sabe o que isto significa e como muda sua forma de enviar mensagens?

Para começar, criptografar uma mensagem significa utilizar códigos para que ela se torne ilegível para outros. Assim, quando o WhatsApp fala em criptografia de ponta a ponta ele faz referência a um código usado para tornar a mensagem trocada entre dois pontos (dois aparelhos/pessoas) secreta, garantindo que mesmo que armazenada a mensagem não possa ser decifrada por terceiros. Desta forma, quando você troca mensagens, fotos, vídeos, áudios e documentos, tudo estará seguro, impedindo que até mesmo o próprio WhatsApp não tenha acesso, em teoria.
A grande questão é que a criptografia de ponta a ponta é um recurso de segurança que protege todos que usam o aplicativo, garantindo segurança e privacidade nas conversas trocadas. Mas isto quer dizer também que o uso inapropriado, como para terrorismo ou tráfico de drogas, fica inacessível à órgãos do governo e de segurança pública.
Vale lembrar que a criptografia de ponta a ponta funciona para todos os usuários da versão mais recente do WhatsApp, sendo impossível desativá-la. O mesmo acontece com os produtos da Apple. Para os usuários do Google e da Facebook, os testes para o uso da criptografia de ponta a ponta ainda serão lançados, mas podem ser opcionais.

Autor