PERGUNTAS FREQUENTES

Nosso F.A.Q. contém respostas às perguntas mais frequentes, navegue à vontade.

  1. Instalei a antena, mas não obtive sinal suficiente. O que devo fazer?


    R: Refaça todos os procedimentos de instalação, prestando atenção em cada etapa. Verifique se o cabo coaxial e o kit adaptador estão funcionando perfeitamente e se mesmo assim você não obtiver resultado, é provável que você precisará de uma antena de maior ganho.

  2. A Antenas Aquário fornece cabos com 10m e 15m. Posso Utilizar mais?


    R: Depende. Se seu caso for um problema de obstrução, ou seja todo o sinal é barrado por uma montanha (por exemplo), você pode utilizar mais cabo, desde que seja o cabo grosso RGC-213, mais lembre-se: quanto mais cabo, maior a perda de sinal.

  3. Minha antena estava funcionando bem e depois de algum tempo parou de funcionar. O que aconteceu?


    R: Pode ter chovido muito e entrou água no cabo coaxial e portanto é necessário trocá-lo e vedar as conexões com pasta de silicone. Pode também ter ocorrido uma mudança na configuração das estações rádio-base, tais como potência e ganho da antena. Se for isso, a solução é procurar outro ponto de instalação e/ou usar uma antena de maior ganho.

  4. Posso usar esta antena em um barco?


    R: Pode sim, mas lembre-se que temos que direcioná-la todo o tempo para procurar o melhor sinal, pois o barco está em movimento

  5. Quero ligar esta antena em outro aparelho diferente, o que devo fazer?


    R: Você deve adquirir junto ao seu revendedor um kit adaptador específico para o seu outro aparelho.

  6. Instalei a CF-914 e o celular aumentou apenas uma barra de indicação de recepção. Não deveria aumentar mais uma?


    R: O nível de sinal recebido de um celular varia tipicamente de -113 (pior caso) a -50 dBm (melhor caso). Como pode-se notar, isto nos dá uma faixa de 63 dB. Normalmente, tem-se cinco barras indicadoras de recepção. Ora, numa indicação linear isto nos dá aproximadamente 12 dB para cada barra. Como a antena propicia um ganho de 14 dB, é natural que aumente apenas uma barra de recepção no aparelho.

  7. Mas como então, em alguns casos, sem a antena só tenho uma barra e com ela tenho a escala cheia (cinco barras)?


    R: Este é um caso típico de área de sombra. O aparelho está em um lugar onde o sinal é fraco devido a algum obstáculo próximo. Uma vez colocada a antena externa, esta situa-se em um local desobstruído, recebendo portanto um sinal muito mais forte. Desta maneira, o ganho apresentado não é somente o ganho da antena, mas também o ganho devido à intensidade de sinal mais forte naquela posição.

  8. Instalei a Antena e obtive três barras de indicação de recepção (bom sinal). Porém não consigo efetuar nenhuma ligação. Qual é o problema?


    R: Há duas possibilidades. Uma delas é que o sinal captado pode ser de outra operadora, que não permite o uso de seu aparelho. A segunda e mais provável possibilidade é que o sinal captado seja um sinal refletido, e não direto. A ERB (torre de celular) opera com potência bem mais elevada que os equipamentos portáteis e pode acontecer deste sinal refletir em algum obstáculo e chegar até o portátil. Este, porém, por operar com nível menor de potência, não consegue devolver o sinal pelo mesmo percurso. Nesse caso, deve-se redirecionar a antena procurando um ponto onde se consiga estabelecer o enlace de voz, mesmo que a indicação de sinal recebido seja menor. Procure sempre localizar a ERB e apontar a antena diretamente para ela.

  9. A antena serve tanto para o sistema analógico quanto para o digital?


    R: A antena independe do sistema utilizado. Tanto a Banda A quanto a Banda B, independente de serem sistemas analógicos ou digital, estão compreendidas entre 824 e 894 MHz, que é a faixa de utilização desta antena

  10. Posso utilizar 1 (uma) antena para 2 (dois) aparelhos ao mesmo tempo?


    R: Não pode ser usado, pois estando os dois aparelhos conectados a mesma antena, além de provocar um descasamento de impedância quando o primeiro celular transmitir vai irradiar potência para o segundo aparelho o qual poderá queimar com tal procedimento e vice-versa, além das atenuações introduzidas pelos cabos coaxiais e conectores.

  11. Qual a potência de transmissão do repetidor?


    R: O Repetidor tem 15 dbm ou 32mW de potencia.

  12. É possível instalar um amplificador de potencia de sinal no repetidor de celular?


    R: Não, pois pode danificar o equipamento.

  13. O que é a sigla AGC?


    R: A sigla do repetidor AGC controle automático de ganho.

  14. O repetidor de 800Mhz funciona para operadora NEXTEL?


    R: Não, pois a faixa de frequência do repetidor é de 824 a 849 de Up e de 869 a 894Mhz Dow, e a frequencia de NEXTEL é de 806-821 MHz e 851-866 MHz

  15. Qual é o conector correto para instalar a antena interna e externa no repetidor?


    R: Na instalação não considerar a figura, e sim as siglas no conector, BTS para antena externa e MS para antena interna.

  16. O repetidor de celular Aquário RP965, ele só funciona na frequência 900MHz, quanto as operadoras poderia dar certo para celulares Tim, Oi e Claro?


    R: Funciona sim, mas a transmissão de sinal destas operadoras devem ser de 900Mhz, e devido ao fato da antena externa ser direcional, as torres devem estar na mesma direção para poder funcionar

  17. Tenho um modem sem entrada para antena externa, se usar o adaptador por indução teria um resultado tão bom quanto se usasse um modem com entrada para antena externa?


    R: Sim, mas teria uma perda de sinal de aproximadamente 30% com relação ao de contentorização.

  18. As antenas de celular podem ser usado para qualquer operadora?


    R: Sim, mas deve ser observado que a freqüência da antena deve ser a mesma da operadora.

  19. As antenas antenas podem ser usadas para as tecnologias GSM, CDMA, TDMA, 3G, EDGE, GPRS, WCDMA e HSDPA?


    R: Sim, mas deve ser observado que a freqüência da antena deve ser a mesma que é transmitida pela tecnologia que estiver usando.

  20. Posso utilizar a antenas na horizontal (com as barrinhas de ferro deitadas)?


    R: R: Neste caso não pode pois as antenas das operadora transmitem o sinal com a polarização vertical e neste caso para receber o sinal a antena tem que estar na mesma polarização.

  21. É possível trocar a antena interna do Repetidor celular, isso poderia aumentaria a abrangência do sinal?


    R: Sim, mas a antena precisa ser projetada com a mesma frequência do repetidor, no caso das antenas direcionais de 14, 17 e 20 dBi o sinal será irradiado em apenas uma direção.

  22. Qual é o kit adaptador compatível com as interfaces celulares?


    R: Para as interfaces celulares que tem o conector padrão SMA, usa-se o kit adaptador CF 395.

  23. Como é possível diferenciar a antena esteticamente e saber se é de 800Mhz ou 900Mhz?


    R: Antena de 900Mhz tem os elementos diretores soldados pelo lado de fora da gondola central e os detalhes em plastico na cor laranja e a antena de de 800 Mhz tem os elementos diretores soldados no meio da gondola e os detalhes em plastico na cor preta.

  24. Em qual situação uso a antena de 14, 17 e 20dBi?


    R: A de 14 dBi é recomendado o uso quando se consegue falar com o celular sem ajuda de antena externa, próximo do local ou da casa onde não tem sinal suficiente para poder falar com o celular.

    A de 17 dBi é recomendado o uso quando se consegue falar com o celular sem ajuda de antena externa, a uns 800 mts do local ou da casa onde não tem sinal suficiente para poder falar com o celular.

    A de 20 dBi é recomendado o uso quando se consegue falar com o celular sem ajuda de antena externa, a uns 2km ou mais do local ou da casa onde não tem sinal suficiente para poder falar com o celular.

  25. Em que posição os os elementos da antena de celular deve ser instalada?


    R: A antena de celular deve ser instalada com os elementos em pé, na polarização vertical, instalando de modo inverso pode ocorrer da antena não captar o sinal, mas em polarização horizontal em outras aplicações podem ser usadas.

  26. As barrinhas do celular representam quantos dB de sinal?


    R: A cada barrinha do celular corresponde a 12 dB de sinal

  27. Quando houver necessidade de instalar mais de uma antena de celular no mesmo mastro, qual é a distancia que é recomendado deixar uma antena da outra?


    R: Precisa manter uma distancia entre uma e outra de pelo menos meio metro.

  28. Qual é a perda de sinal que se tem num cabo coaxial de 50 ohms e nos conectores, se tratando de um sistema de recepção de sinal de celular?


    R: Perda em cabo na frequencia de 800/900 Mhz, no cabo RGC 58 uns 0,32 db por metro, no cabo RGC 213 uns 0,12 db por metro e a perda por conector pode variar de 0,25 á 0,5 db, quanto maior a freqüência maior é a atenuação no cabo e conectores.

  29. É possível ligar duas antenas de celular no mesmo aparelho?


    R: Sim, o divisor para as duas antenas deve ser especial, terá que ser feito um especifico para cada faixa de freqüência.

  30. Qual é a potencia máxima que suporta a antena de celular ?


    R: Antena de celular suporta potencia de até 100W

  31. Qual é o kit adaptador que serve para o CR10?


    R: O kit adaptador para o CR10 é o CF 295 com SMA macho.

  32. Posso usar amplificador ou booster com a antena de celular?


    R: Sim, pode usar, mas o amplificador e o booster precisa ser da mesma frequência da antena.

  33. Qual é a frequencia de Nextel? Posso usar a antena de 800Mhz para poder captar o sinal?


    R: Sim pode usar, pois as frequência da Nextel é compatível com a frequência da antena.

Ainda com dúvidas?

Se nosso FAQ não contém respostas para suas perguntas, por favor, entre em contato conosco e teremos prazer em responder o mais rápido.

Você também pode entrar em contato com nosso suporte técnico pelo chat online.


LiveZilla Live Chat Software


Faça download de Manuais e Drivers atualizados para seus produtos



Procedimento de garantia e devoluções de mercadoria (RMA)